Rua do Registro, 1910 - Praia
Contagem - MG
E-mail: contato@gramane.com.br

     
     
 

OS INIMIGOS DA PEDRA

Para manter a rocha em ótimo estado é importante saber o que pode danificá-la. Todas as superfícies de pedra (pisos, paredes, lavatórios, etc.) têm quatro principais inimigos.

Riscos - Causados pelo trafego de pessoas, detritos abrasivos, reposicionamento de móveis, rodas de aspiradores de pó e, algumas vezes pelas unhas de seu próprio cachorro.

Ácidos - De baixo valor de PH, muitos líquidos comuns como detergente, bebidas alcoólicas, refrigerantes, sucos de fruta e vinagre.

Alcalóides - Alto valor de PH: estes líquidos são o contrário dos ácidos. A maioria dos alvejantes caseiros são alcalinos e podem ser bastante prejudiciais para o uso na pedra.

Manchas - Causadas por grande variedade de comidas, bebidas derramadas, água, animais e tudo o mais que se possa imaginar. A eliminação destes problemas em potencial e o cuidado com a vulnerabilidade da pedra poderá prolongar a durabilidade da mesm
a.


Nunca utilize:

  • Amônia;
  • Produtos de limpeza/alcalinos em pó;
  • Produtoras de limpeza em pasta;
  • Vinagre;
  • Álcool;
  • Produtos para limpar vidros;
  • Palha de aço;
  • Panos de limpeza/abrasivos.

CUIDADOS NA INSTALAÇÃO

O COLOCADOR:

A colocação deve ser feita apenas por profissionais qualificados.
Por isso, caso o fornecedor não execute a instalação, peça a indicação de colocadores especializados.

Certifique-se de que o preço da colocação inclui somente a mão de obra do colocador.

Você terá que fornecer areia, cimento, servente (1 para cada colocador) e todo o material necessário para reajuste e proteção do piso.



A MAQUITA:


O profissional contratado deve possuir as ferramentas básicas para a correta instalação. Entre elas: serra para cortar pedras, conhecida por "maquita"; martelo de borracha, apropriado para o assentamento; régua de alumínio, usada para nivelar o piso; espátula, para fazer o rejunte; furadeira do tipo serra copo, apropriada para recortar o piso nos locais indicados para os ralos.


CIMENTO E AREIA OU CIMENTO COLA:


Ao contrário do cimento-cola, produto industrializado e comprado pronto, a massa de cimento e areia é feita na obra. Antes de fazer a mistura, é importante peneirar a areia para evitar que fragmentos de ferro oxidem as pedras. O cálculo aproximado de massa por m² é de 12 Kg.

* Detalhe: assentamentos feitos com cimento-cola exigem pisos nivelados



CIMENTO-COLA BRANCO:


Para o assentamento de mármores ou granitos claros, é indispensável o uso de cimento-cola branco. Sua utilização evita alterações na cor do material colocado e dá um visual mais bonito.


REJUNTE:


É indicado o cimento branco ou cimento pigmentado com pó xadrez, na cor aproximada da pedra.


LIMPEZA:

Espere mais um dia para a secagem e efetue a limpeza com um pano úmido e estopa, em caso de mármores, e palha de aço seca, em pisos de granito.


PROTEÇÃO:

Recomenda-se proteger o piso com lona plástica, plástico bolha ou nata feita de gesso e estopa. Este procedimento é fundamental.


DICAS

  • Os fornecedores de mármores e granitos não aceitam reclamações depois do produto instalado. Por isso, verifique e analise a mercadoria antes da colocação.
  • Peças molhadas mudam a tonalidade, dificultando a seleção do material. Por isso, não é aconselhável molhá-las antes da instalação. E não se desespere, o produto depois de instalado, muda de cor até a sua completa secagem, por volta de 40 dias (dependendo do material).
  • Um mesmo lote de placas de granito ou mármore não deve variar demais a espessura. Caso contrário, você terá problema na hora do assentamento. Geralmente variam de mais ou menos 3 mm da espessura nominal indicada.
  • Quando efetuar a sua compra, compre sempre 10% a mais da quantidade necessária. E se o assentamento for na diagonal, acrescente cerca de 20%. Não deixe de comprar tudo de uma só vez, pois você poderá correr o risco de não encontrar mais o material do mesmo lote, ou seja, tons e aspectos semelhantes.
  • Não deixe de comprar a soleira para arrematar as portas e os rodapés conforme as medidas das placas. Não é aconselhável a utilização de sobras de piso para a execução do rodapé, por causa da falta de acabamento nas pedras.
  • Nunca deixe pontas de cigarro, cavacos de madeira, serragem, latas ou pregos em cima do mármore ou granito, pois poderão manchar o piso.

DICIONÁRIO

MÁRMORE - Rocha metamórfica de composição calcária. Recristalizada, dura e compacta, possui veios contínuos e cores variadas.

GRANITO
- Rocha magmática formada de feldspato, quartzo e mica. Com cores também variadas, é mais duro que o mármore e não possui tantos veios. Ambas podem receber polimento ou outros acabamentos. Têm vasta aplicação na arquitetura, especialmente em revestimentos de pisos, paredes, bancadas e pias, em áreas internas ou externas.

APICOADO
-  Acabamento aconselhado para áreas externas. Feito à base de impactos (marteladas), tem aspecto poroso e textura uniforme.

BISOTADO
- Em tampos e bancadas de mármore ou granito é um tipo de arremate que cria chanfros a 45°. Já em peças para pisos tem a função de tirar o corte das arestas, evitando que as beiradas se quebrem.

BOLEADO
- Arremate usado nas bordas das pias ou bancadas de mármores ou granito. Pode ser simples, feito a 90° ou 180°, ou duplo (ver ilustração em "Acabamentos").

FAIXA
- O mesmo que tabeira. Na composição de pisos em mármore ou granito, moldura que contorna o ambiente (ver ilustração em "Acabamentos").

FLAMEJADO
- Acabamento de aspecto rugoso e ondulado, só para granito em áreas externas.

JATEADO
- Acabamento à base de jato de areia, em peças de mármore ou granito. Sem brilho, é indicado para áreas externas.

MEIA-CANA
- Arremate de mármore ou granito geralmente usado nas bordas de bancadas de lavatórios (ver ilustração em "Acabamentos").

PEITO-DE-POMBO
- Arremate geralmente usado nas bordas de bancadas (ver ilustração em "Acabamentos").

POLIDO
- Mármores e granitos que recebem acabamento feito a partir de lustração. Indicados para áreas internas, têm aspecto liso e brilhante.

RODAPÉ
- Colocado rente ao piso, rodeia e protege a parte inferior das paredes. Em mármore ou granito, costuma ter entre 5 cm a 20 cm e arremate boleado ou reto.

 

 
 
    QUEM SOMOS | CATÁLOGO DE PRODUTOS | MOSTRUÁRIO | ACABAMENTO
SERVIÇOS | DICAS | DEPOIMENTOS | ORÇAMENTO | LOCALIZAÇÃO | CONTATO
   
 

 

© 2009 - Todos os direitos reservados à Marmoraria Gramane